quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Comer pouco ajuda a manter o cérebro jovem

Pesquisadores italianos da Universidade Católica do Sagrado Coração em Roma descobriram queuma molécula chamada CREB1 é acionada por “restrição calórica” (ou dieta de baixa caloria) no cérebro de camundongos e, então, ativa outras moléculas ligadas à longevidade e ao bom funcionamento cerebral.
Uma dieta de restrição calórica significa consumir só 70% dos alimentos que se consumiria normalmente e já era usada como forma de prolongar a vida de animais em modelos experimentais. Geralmente, os ratos de laboratório mantidos com uma dieta assim não se tornam obesos e não desenvolvem diabetes, além de mostrar melhor desempenho cognitivo e de memória e serem menos agressivos. Eles também não desenvolvem a doença de Alzheimer– e, se isso acontece, é só muito mais tarde e com sintomas menos graves do que em animais superalimentados.
Que a obesidade é ruim para o nosso cérebro já era fato conhecido. Muitos estudos sugerem que ela causa envelhecimento cerebral precoce, tornando o cérebro suscetível a doenças típicas dos idosos como o Alzheimer e Parkinson. No entanto, ainda não se sabia precisamente qual era o mecanismo molecular por trás dos efeitos positivos de uma dieta de baixa caloria.
E aí é que está a importância do estudo dos cientistas italianos: eles descobriram que omediador dos efeitos da dieta sobre o cérebro é a molécula CREB1. Com uma dieta de baixa caloria, ela se ativa e aciona um grupo de moléculas ligadas à longevidade, os “sirtuins”. O papel da CREB1 aqui é fundamental: nos ratos que não a possuíam, os benefícios da restrição calórica sobre o cérebro não apareciam.
Os cientistas já tinham uma noção do valor dessa molécula. Já se sabia que ela tinha um papel em regular importantes funções cerebrais, como aprendizagemmemória e ansiedade, e sua atividade é reduzida ou fisiologicamente comprometida pelo envelhecimento. A boa notícia é que sua ação pode ser aumentada significativamente: basta reduzir a ingestão calórica.
O pesquisador Giovambattista Pani, um dos autores principais do estudo, espera agora encontrar uma maneira de ativar a CREB1 de outras formas (como por meio de novas drogas), sem a necessidade de uma dieta rigorosa, para manter o cérebro jovem. “Esta descoberta tem implicações importantes para desenvolver futuras terapias para prevenir a degeneração do cérebro e o processo de envelhecimento”, disse ele.

Músicos morrem mais cedo

Não tem nada a ver com aquela história dos 27 anos (o mito que se criou por alguns músicos, como Kurt Cobain, Janis Joplin e, mais recentemente, Amy Winehouse terem morrido com essa idade), mas, segundo pesquisadores do Reino Unido, os rock e popstars realmente morrem mais cedo do que as outras pessoas — quase duas vezes mais.
pesquisa acompanhou as trajetórias de mais de mil músicos europeus e norte-americanos que ficaram famosos nos últimos 50 anos, dos quais cerca de 10% morreram nesse período. Estar nas paradas é perigoso. As principais causas de morte foram drogas e álcool (31%),acidentes (14%), violência e suicídio (9%), problemas do coração (14%) e câncer (20%).
Crédito da foto: flickr.com/foolswisdom

ICEnhancer 2.0-Beta 3 estará disponível amanhã para Testadores; Imagens deste Mod do GTA IV foram reveladas


imagem


  De acordo com a DSOGaming, em uma tentativa de melhorar ainda mais os visuais de GTA IV, Hayssam Keilany está desenvolvendo a próxima versão de seu mod iCEnhancer. No caso se você está interessado nela, ela será a iCEnhancer 2.0 - Beta 3 e estará disponível para algumas pessoas em seu fórum oficial amanhã, pois Keilany precisa precisa primeiramente de alguns Testers. Como sempre, iCEnhancer 2.0 será compatível apenas com a versão 1040 de GTA IV. Além disso, Keilany lançou alguns screenshots desta nova compilação mais recente que pode ser visto abaixo, algo que esta significamente muito bonito. 

imagem


imagem


imagem


imagem


imagem


imagem


imagem


imagem


imagem


imagem


imagem


imagem


imagem


imagem


imagem


imagem


imagem


imagem


imagem


imagem


imagem


imagem


imagem


imagem


imagem


imagem

O futuro chegou: Epson apresenta óculos 3D que poderão ameaçar segmento de televisores

A Epson apresentou uma variante de televisão que poderá ameaçar a hegemonia das TVs atuais. Seu novo projeto "Moverio BT-100" são óculos 3D com boa definição de imagens que certamente não irá tomar o lugar das TVs 3D tradicionais, mas poderá ser uma boa opção pra quem quer assistir seus programas favoritos em qualquer lugar. 

imagem


Os óculos Moverio BT-100 contam com especificações interessantes, levando-se em consideração o seu tamanho. A resolução é de 960 x 540, em com duas pequenas telas LCD de 0.52 polegadas cada, que darão ao usuário a sensação de estar à frente de uma grande tela tridimensional, sem os contratempos do espaço requerido e dinheiro gasto. 

imagem


Mesmo em momentos de reprodução de vídeos, os óculos ainda mantém sua propriedade translúcida, o que pode ser interessante para quem quiser se manter entretido durante caminhadas e corridas, sem ter o campo de visão completamente anulado. 
Em termos de controle, os óculos Moverio BT-100 irão rodar o sistema Android 2.2 com fio, que também seria responsável pela leitura em cartões SDHC de seus filmes e séries favoritas, com ampla possibilidade de decodificação de tipos de arquivos populares (como .avi, .mkv e outros). Um fone de ouvido completaria a sensação de imersão dada pelos óculos Moverio BT-100, que contam com um design futurista que lembra aqueles óculos de realidade virtual do início da década de noventa. 
A Epson ainda não informou quando os óculos Moverio BT-100 serão lançados, nem quanto custariam. 
Confira o vídeo teaser do lançamento abaixo (em japonês): 

Putz nerd - Últimas notícias