quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Game Serious Sam 3 tem inimigo invencível como ferramenta anti-pirataria




Reprodução
Serious Sam 3: BFE
A Croteam, empresa por trás do recente lançamentoSerious Sam 3: BFE, adotou uma medida no mínimo criativa para combater as perdas geradas pelo informal mercado da pirataria: ao identificar instalações de cópias pirateadas do jogo, o usuário eventualmente encontrará um oponente invencível, na forma de meio homem, meio escorpião. O oponente, imortal, se move a velocidades absurdas, como se fosse um glitch - um erro de programação - e, como se isso não fosse suficiente, possui dois braços no formato de metralhadoras.

Veja o vídeo abaixo:



Não é a primeira vez que um jogo possui medidas anti-pirataria dentro de uma partida: Dark Souls, uma exclusividade do PlayStation 3 e tido como um dos games mais difíceis já lançados, teve uma versão beta vazada antes de seu lançamento oficial. Os produtores inseriram o "Fantasma Vermelho", um guerreiro que já começava no nível 99 - o mais alto do jogo - e atacava os jogadores em início de partida com golpes muito poderosos.

Shigeru Miyamoto quer abster-se de sua posição na Nintendo

Shigeru Miyamoto / Reprodução
Shigeru Miyamoto
Shigeru Miyamoto, um dos desenvolvedores mais influentes do mercado mundial de jogos eletrônicos por causa da criação da franquia e dos personagens da série Super Mario, deu uma declaração polêmica em entrevista concedida por ele à revista Wired: o japonês de 59 anos gostaria de se aposentar de suas funções na Nintendo, empresa para a qual trabalha.

Calma: "aposentar", aqui, não seria o mesmo que "parar de trabalhar". No caso, Miyamoto, atual diretor de pesquisa e desenvolvimento da Nintendo, gostaria de abster-se deste cargo para participar de forma mais ativa no desenvolvimento de jogos. Segundo ele, a ideia seria, para o ano de 2012, fazer parte de projetos pequenos, de cunho mais pessoal, com o aval da Nintendo e de seu atual presidente, Satoru Iwata.

O desenvolvedor, pela entrevista, diz que isso abriria espaço para pessoas mais jovens trabalharem em suas ideias. Uma reclamação que ele tem em relação à sua posição é que os designers mais novos são obrigados a seguir as ideias dele ao invés das próprias - o que dificulta o processo criativo da Nintendo. Para ver parte da entrevista, clique aqui.

Miyamoto tornou-se um ícone no mercado mundial de jogos eletrônicos por ter inventado a franquia Super Mario. O desenvolvedor também criou as sériesThe Legend of Zelda e Donkey Kong, além de ter participação fundamental no desenvolvimento do console Nintendo Wii e quase toda a parte de sensor de movimentos.

Fabiano Onça explica o que faz um Game Designer

Entre as minhas tarefas aqui na Internet Núcleo Jovem está editar o site do Guia do Estudante. Foi pro Guia que produziamos a série de vídeos “Na Real“, em que profissionais gabaritados explicam diversas carreiras numa linguagem simples aliada a uma edição ágil.
Aí embaixo, vocês podem ver o premiado designer de games Fabiano Onça dando detalhes sobre uma das profissões mais desejadas dos século XXI

Já conhece o esquilo Jedi?

Junte um editor de vídeos entediado, um jardim cheio de esquilos, um sabre de luz em miniatura e uma boa dose de nerdice e criatividade. Qual o resultado? É isso mesmo que você pensou: esquilos Jedi. Esquilos Jedi bem agitados, por sinal.
E mais uma vez, a internet prova que não há limites para a criatividade humana.

Star Wars versus Harry Potter: quem ganha essa?

O vídeo acima está em inglês, mas pode se tranquilizar: provavelmente você já assistiu a essas cenas. Nessa pérola do Youtube, Voldemort é desafiado por mestre Windu, Obi-Wan e até Anakin antes de ser derrotado na luta épica que acontece em A Ordem da Fênix. O vídeo foi editado por Ryan Glosemeyer, que também faz outras montagens no Youtube, e é até bem convincente. Mas fica a pergunta: quem venceria um duelo entre Yoda e Dumbledore?

10 truques científicos para impressionar seus amigos em festas


Não queremos ser alarmistas, mas dezembro chegou e, com ele, as confraternizações de fim de ano. Se você não sabe como entreter aquele seu tio que você só vê nessa época do ano ou está cansado de repetir os mesmos assuntos na ceia de Natal, nada tema! Richard Wiseman, o responsável pelo divertido canal do Youtube Quirkology ensina dez maneiras diferentes de entreter seus convidados com o simples uso da ciência. O vídeo, como dá para perceber, está em inglês – mas o Nerdices traduziu todas as dicas para você não perder a diversão. Vamos lá?
1] Acenda uma vela e acenda um fósforo com ela. Depois, assopre e posicione o fósforo perto da fumaça da vela; você vai reacendê-la como se fosse mágica.
2] Coloque cerca de 70 mL de água (ou cerca de 1/5 da capacidade) em uma latinha de refrigerante vazia e posicione como mostrado no vídeo. O peso da água vai permitir que a latinha gire de um jeito misterioso.
3] Coloque uma toalha leve e de pano sobre a mesa e posicione objetos pesados sobre ela. Lembre-se de puxar a toalha verticalmente para baixo, não horizontalmente.
4] Peça para alguém girar o pé direito em sentido horário e, com o indicador da mão direita, desenhar um seis no ar. O movimento do pé vai automaticamente mudar para o sentido anti-horário.
5] Adicione um pouquinho de vinagre branco e bicarbonato de sódio em um medidor. Espere a mistura abaixar, como mostrado no vídeo, e passe a vasilha sobre as velas, como se fosse derramar o líquido nelas. O fogo vai extinguir como num passe de mágica.
6] Diga para alguém colocar a mão sobre a mesa e mexer todos os dedos. Então, peça para a pessoa dobrar o dedo do meio e tentar novamente. Vai ser impossível deslocar o dedo anular.
7] Coloque um palito entre os dentes de dois garfos e posicione o palito sobre o seu dedo indicador, como mostrado no vídeo. Garfos que gravitam, uhu!
8] Esse truque é para os profissionais na arte de jogar bolinhas. Ao fazer a bola quicar no chão e bater na parte de baixo do tampo da mesa, você verá que ela volta exatamente para o lugar onde sua mão estava.
9] Simples e divertido: pegue uma nota, faça duas dobras onde estão o centro dos olhos da figura e pronto, você verá a imagem sorrir ou se enfurecer  (sim, funciona com notas de real também).
10] Faça um buraco em uma caixa de fósforos, posicione os palitos como mostrado no vídeo e desafie um amigo a tirar a moeda sem mexer nos palitos. O truque está em acender o centro do fósforo que está colocado na diagonal. Divertido!
E aí, gostou das dicas? Conhece mais algum truque de mágica interessante? Conte para a gente nos comentários! =)

6 músicas nerds que poderiam tocar na balada

Este post é para provar que não é preciso levar uma vida cheia de sexo, drogas e loucuras sociais para fazer boa música! Os nerds entraram com tudo nas paradas de sucesso com músicas provavelmente criadas de frente para o computador, longe do mundo das confusões do rock. O resultado? Ótimas músicas geek e paródias incríveis.
Confira abaixo algumas das melhores canções puramente nerds com melodias que agitariam até quem não entede nada das letras. Mostre esses hits para aquele seu amigo que ataca de DJ na balada e ajude a levar mais gente para o lado nerd da força.
1. Barenaked Ladies  - The Big Bang Theory Theme Song
Você sabia que o tema de abertura de The Big Bang Theory é bem mais longo que os 20 segundos usados no seriado? A banca canadense Barenaked Ladies, autora da música, continua a canção com o mais puro nerdismo e muito suingue.
2. Os Seminovos - Escolha já seu nerd
Esta é uma lição para todas as mulheres que desprezam os nerds. A banda Seminovos conta todas as razões para amar e namorar um (como se precisasse <3). E fica a dica para os garotos: superem a timidez e se declarem!
3. Weezer - Smart Girls
Weezer, provavelmente a banda de geek rock mais famosa do mundo, faz a sua declaração de amor para as “garotas inteligentes” com muito rock ‘n roll.
4. Pantless Knights - Mac or PC
Nenhuma lista sobre músicas nerds estaria completa sem uma disputinha leve entre Macs e PCs, certo? Destaque para o barulho de conexão discada remixado a partir do minuto 2:28.
5. Desce a Letra - Rap dos Memes
Divirta-se com o “Rap dos Memes” tentando identificar todos eles. Obrigada, MC Dark Sorcerer e Mano Troll Face por esse #epicwin!
6. Symphony of Science - Quantum World!
O grupo Symphony of Science cria auto-tunes divertidos que falam de assuntos espinhosos, como a natureza dos átomos e partículas subatômicas da música Quantum World. O vídeo acima ainda tem o Morgan Freeman e Stephen Hawking: uma mistura ótima de nerdice e cultura pop.
Bônus
Leonard Nimoy - The Ballad of Bilbo Baggins
Leonard Nimoy, o Sr. Spock do seriado Jornada nas Estrelas, gravou uma canção sobre Bilbo Baggins, o personagem de J.R.R. Tolkien. ISSO MESMO, você não leu errado! Nimoy gravou a canção, composta por Charles Randolph Grean, para seu segundo disco musical: “Two Sides of Leonard Nimoy”. Boa sorte tentando tirar o refrão da cabeça: “Bilbooo, Bilbo Baggins, the bravest little hobbit of them aaaaall!”

8 surpresas legais escondidas na busca do Google

Semana passada, a expressão do a barrel roll virou meme, graças a uma brincadeirinha do Google. Quem recebia por email ou por mensagem a expressão era instruído a colocá-la no campo de busca da ferramenta e via a imagem girar dentro do navegador. Esta é apenas uma das gracinhas que a galera do Google escondeu no site de buscas para alegrar nossa vida nos momentos de ócio (ou roubar para sempre nossa produtividade). Conheça algumas das mais divertidas.
8. “Do a barrel roll
A expressão, que significa algo como “role em torno de seu eixo”, ficou famosa como tática dos aviões de guerra durante a Primeira Guerra Mundial – e depois virou uma expressão famosa dos jogos de simulação de voo. Digite “do a barrel roll” na barra de buscas e se segure na cadeira!
7. Tilt
Essa é parecida com a anterior. Digite “tilt” na busca do Google e veja a tela literalmente inclinar para o lado. A expressão “askew” (que significa “torto”) funciona da mesma forma. Vai lá testar!
6. Gravity
O Google não está imune aos efeitos da força da gravidade. Entre na página do Google Gravity e confira. O mais legal: a busca continua funcionando, mesmo “caída” como esta.
5. Google Pirate
Entre na página do Google Pirate e não faça mais buscas, faça “searrrches”. Já salvei como padrão no meu computador!
4. Ascii Art
Em homenagem aos desenhos produzidos com caracteres (chamada de Ascii art), toda vez que alguém procura pelo termo, o logo do buscador muda para uma versão em ascii. O meu desenho favorito desse tipo é o punho dos Brothers
“…………./´¯/’…’/´¯¯`•¸
………./’/…/…./……./¨¯\
……..(‘(…´…´…. ¯~/’…’)
………\……………..’…../
……….”…\………. _.•´
…………\…………..(
Punho Dos Brothers
Se Vc Nao Mandar Isso Pra 5 Brothers Vc Nao Eh Brother ….”
3. Mentalplex
Agora sim! O Google Mentalplex “lê a sua mente” para saber qual página você está pensando em buscar. Não funciona sempre – né? –, mas é legal! O Mentalplex foi feito como uma das várias piadinhas do Google para o 1º de Abril. Assim como a maior parte dessas brincadeiras, o site ainda está no ar.
2. Pacman
A página do Google Pacman foi criada especialmente para o aniversário do jogo, mas o pessoal do buscador resolveu nos amar para sempre disponibilizando o Doodle neste link. Adeus produtividade no trabalho!
1. Guitarra
O Doodle em homenagem ao guitarrista Les Paul também teve tanto sucesso que você pode tocar guitarra virtual com o logo do Google até hoje neste site. Dá pra gravar e mandar suas criações pros amigos. Na época, a SUPER até publicou uma listinha com “partituras” de canções que você pode tocar no Doodle.
E aí, conhece mais algum desses “easter eggs” do Google que deveria estar na lista?

14 gifs psicodélicos criados por David Ope

gif voltou a ter um papel de destaque na internet. Quem passa muito tempo navegando sabe o quanto é comum encontrar essas imagens sendo usadas por aí nos mais diversos contextos – desde piadinhas toscas, mas hilárias estrelando Rebecca Black até verdadeiras pinturas em movimento infinito. Esse revival acontece, em parte, graças ao Tumblr. Aqui na SUPER, estamos meio hipnotizados pelas criações louconas de David Ope, um autoproclamado “animated gif artist” (artista de gifs animados) que vive em Budapeste.
Olhando para as suas obras, realmente, não temos como definir seu ofício de outro jeito. O cara usa o formato que está aí piscando nas nossas telas desde o começo da internet (alô, Geocities!) para criar imagens psicodélicas e hipnotizantes. Saca só.
Bônus:
E aí, curtiu? Confira outros gifs dele. Conte pra nós: qual o seu gif favorito do momento?

6 teorias da conspiração envolvendo a morte de artistas

Você já sabe que nas últimas seis décadas não faltaram teorias da conspiração que tentam explicar as histórias mal contadas da ciência, da história e, é claro, do mundo do entretenimento. Exemplo: há quem jure de pés juntos que Michael Jackson ainda está vivo. O Paul McCartney que faz shows por aí é um impostor que substituiu o Beatle original, morto nos anos 60. A lista de artistas que protagonizam rumores macabros cresceu recentemente, com Avril Lavigne. A SUPER compilou algumas dessas histórias e deixa para você tirar as suas próprias conclusões.
6. Elvis Presley – “Elvis não morreu!”
Primeiro, era só descrença dos fãs. Depois, virou convicção dos que acreditavam que a obra do Rei do Rock sobreviveria para sempre. Mais tarde, virou música, tema de filme, piada. Agora é mito. Muita gente jura que se encontrou com Elvis Presley muito tempo depois de sua suposta morte, em 1977. Dizem que ele estava cansado da fama – ainda mais depois de começar a receber ameaças da máfia. Por isso, resolveu forjar a própria morte. Ele só não esperava que alguns fãs percebessem que um helicóptero pairava sobre a sua casa em Memphis no dia em que ele morreu. E que outras testemunhas flagrassem um homem bem parecido com Elvis desembarcando de um vôo na Argentina e entrando rapidamente em uma limosine. O caixão que levava o corpo de Elvis estava vedado e há um erro na grafia do nome do cantor em sua lápide. Ou seja: mais detalhes que não passaram despercebidos pelos conspirólogos. Saiba mais neste site dedicado às teorias.
5. Michael Jackson – “Michael Jackson não morreu.”
Pouca gente chega ao status de lenda como Michael Jackson. Assim como o rei do Rock, Michael (coincidentemente conhecido como o rei do Pop) também despertou boatos fortes sobre a sua morte forjada. Este site reúne depoimentos de algumas pessoas que afirmam terem visto Jacko vivo, andando por aí. Mas as evidências vão além das testemunhas oculares – vários vídeos pipocaram na internet com supostas imagens de Michael se mexendo na maca que o transportava para fora de casa depois de sua suposta morte. Dizem até que Michael Jackson cruzou a fronteira dos Estados Unidos com o México e que foi reconhecido por algumas pessoas por lá. O caixão fechado também coloca lenha na fogueira da desconfiança. A esperança era de que o rei voltasse à vida na maior turnê de pop de todos os tempos. Se for verdade, alguém avise ao Michael que já se passaram dois anos e meio.
4. Bob Dylan – “Bob Dylan morreu e foi substituído por dois sósias, mas a cor dos olhos o denunciou”.
Blowin’ in the wind, The times they are a-changin’, Masters of war. O início da carreira de Bob Dylan é cheio de músicas de protesto, com temas políticos e sociais. De 1963 em diante, enquanto o resto do mundo vivia o movimento hippie, Bob Dylan preferia cantar canções mais pops. Suas roupas mudaram e seu figurino passou a incluir SEMPRE um par de óculos escuros.  Aumentaram também seus conflitos com a imprensa e suas declarações polêmicas (tipo dizer que se identificava com o assassino de John Kennedy). Conclusão óbvia: Bob Dylan foi substituído por um sósia. Duas vezes.
A primeira foi em 1963, o que explicaria a mudança drástica de comportamento do artista e o seu pouco envolvimento com causas que ele antes valorizava tanto. A segunda substituição foi em 1966, depois de um acidente de moto (quando, supostamente, o primeiro sósia morreu). Toda paranoia à parte, os conspirólogos têm um argumento que parece infalível: o primeiro Bob Dylan (até 1964) tem olhos castanhos. O segundo (de 1964 a 1966) tem olhos azuis, que tenta esconder com óculos escuros. O terceiro (de 1966 em diante) tem olhos castanhos de novo. A partir de 1970, os olhos de Bob Dylan parecem azuis novamente. Quem explica?
3. Avril Lavigne – “Avril Lavigne morreu e foi substituída por uma patricinha que escreve canções para homenagear a original”.
O título resume bem: a Avril Lavigne “roqueira” e revoltada do primeiro álbum morreu e foi trocada por uma patricinha mais loira que usa roupas mais cor-de-rosa e canta canções mais pops. O site Avril está morta conta direitinho a história. Avril Lavigne estava cansada da fama e da pressão do empresário e ao chegar em casa em uma noite de depressão, enforcou-se com uma corda. Está tudo lá nas letras que a segunda Avril escreveu, homenageando a antecessora. A partir do segundo álbum, a cantora assumiu seu lado pop, abandonou a maquiagem pesada, deixou de lado as roupas escuras e gravou videoclipes de menininha. Ou seria outra moça? Tudo graças a um empresário mercenário que não queria perder a mina de ouro que era esta candidata a ídolo adolescente.
2. Brian Jones – “O fundador dos Rolling Stones morreu, foi substituído, e morreu de novo anos depois”.
Para contar a história de Brian Jones, o homem que fundou os Rolling Stones, vamos falar um pouco sobre Tara Browne, um jovem londrino herdeiro da fortuna da família dona da cervejaria Guinness. Ele morreu no dia 18 de dezembro de 1966, num acidente de carro. Browne era amigo dos Beatles e dos Rolling Stones e morava junto com Brian Jones.
Depois do acidente, Brian Jones pirou (provavelmente por causa das drogas) e se afastou da banda. Ficou praticamente irreconhecível, pelo que dizem as testemunhas. Chegou a bater na namorada e brigar com Mick Jagger por motivos idiotas. Em 1969, a banda já não aguentava mais e ele foi convidado a se retirar. Um mês depois, ele foi encontrado afogado na piscina de sua casa (aos 27 anos, vale lembrar) depois de uma suposta overdose.
Segundo os rumores, a morte não foi acidente. O responsável teria sido o pedreiro Frank Thorogood, que fazia uma obra na casa de Brian Jones. Na verdade, a teoria da conspiração diz que Thorogood tinha sido contratado pelos Rolling Stones para “dar um jeito” no músico. Aliás, o próprio Frank Thorogood já chegou a confessar o crime, embora nada tenha sido provado.
E onde está a conspiração? O tal acidente que matou Tara Browne em 1966 é o mesmo que inspirou a música A Day In The Life, dos Beatles, lançada na mesma época em que surgiram os rumores sobre a morte de Paul McCartney. As possibilidades mirabolantes:
1) Brian Jones estava no acidente, morreu e foi substituído, o que explicaria a mudança drástica de comportamento do músico.
2) Quem estava naquele carro era Paul McCartney, que foi substituído por (pã!) Tara Browne, que está vivo até hoje, fazendo shows pelo mundo no lugar do ex-Beatle. O que nos leva ao próximo item.
1. Paul McCartney – “Paul McCartney morreu e foi substituído por um sósia”.
Faz mais de 40 anos que tentam provar que o Beatle Paul McCartney morreu e foi substituído. Há muitas teorias – algumas bem mirabolantes (como essa que você acabou de ler no item anterior) e outras que fazem tanto sentido que chegam a assustar. Vamos resumir as principais:
1) Paul McCartney está descalço na capa do álbum Abbey Road, de 1969. Um dos carros que aparece ao fundo está na contramão, o que indica que Paul morreu em um acidente de carro. A tragédia teria acontecido em 1966, ano em que os Beatles pararam de fazer shows. A capa do disco Sgt Pepper’s, de 1967, traz dezenas de celebridades que já tinham morrido ou passado por exeperiências de quase-morte.  Para os conspirólogos, é evidência o suficiente para indicar a relação dos Beatles com a morte, presente também nas letras da banda a partir de então.
2) A substituição de Macca já ganhou argumentos científicos. Um pesquisador chamado Henry Truby, diretor de pesquisas de linguagem e linguística da Universidade de Miami nos anos 60, analisou todas as gravações das músicas dos Beatles e jura de pés juntos que encontrou 6 diferentes registros vocais. É como se cada voz tivesse uma “impressão digital”. No caso dos Beatles, as seis identificadas eram de Ringo, George, John, Paul, Paul e Paul. Sim, três Pauls diferentes.
3) Gabriella Carlesi é uma cientista forense italiana que também garante que, a julgar pela análise das imagens do Paul dos anos 60 com o Paul de hoje em dia, o Beatle foi substituído. O argumento é a grande diferença entre as estruturas dos crânios, do maxilar e da arcada dentária dos dois. Mas, mais uma vez, não há nenhuma prova oficial.
Dezenas de outras teorias sobre a morte de Paul renderiam uma nova lista. Agora, uma coisa temos que admitir. Depois que o suposto primeiro Paul morreu, os Beatles lançaram Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, Abbey Road e Let it be e o Wings lançou Band on the run. O impostor parece bem mais talentoso que o original.

Putz nerd - Últimas notícias