Você deve estar achando que nós, do CIÊNCIA MALUCA, somos puxa-sacos da Apple.
Calma, vai, não é bem por aí. Mas não dá para negar que ela e sua maçã viraram um símbolo decriatividade e inovação mundo afora, né? Talvez tenha sido daí, então, que pesquisadores das universidades de Duke (EUA) e Waterloo (Canadá) tiraram a ideia de expor voluntáriossubliminarmente o logotipo de empresas famosas e ver como isso os afetava.
341 universitários assistiram a projeções nas quais o logo da Apple ou o da IBM apareciam por milésimos de segundo — tão rápido que eles nem conseguiam identificar que tinham visto um dos dois. Depois da exibição, partiram para um exercício (que consistia em listar a maior quantidade possível de usos para um tijolo) criado para avaliar o quão criativos eram.
Segundo os pesquisadores, o pessoal que viu o logo da Apple (mesmo sem perceber) foi “significativamente” mais criativo na tarefa do que o povo que viu o da IBM. O efeito, eles acreditam, vem da associação geral que fazemos da companhia de Steve Jobs com criatividade.
“Nós somos expostos a milhares de logotipos todos os dias”, disse o líder da pesquisa, Gavan Fitzsimons. “Achamos que isso não nos afeta, mas nosso trabalho demonstra que até vislumbres fugazes podem nos afetar drasticamente”. O que você acha? Fique de olho!
Crédito da foto: flickr.com/chubbybat
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