Nesta terça-feira, o site Wired publicou uma sátira humorística, escrita pelo jornalista Dave Banks, sobre os riscos do excesso de tempo que os EUA estão gastando jogando Skyrim, o que poderia diminuir a produtividade do país e consequentemente afundar a economia americana.
Dois dias depois, temos Matthew Yglesias, redator da revista Slate, com uma análise um pouco mais séria sobre o impacto que Skyrim poderia causar na nossa economia.
A boa notícia é que ambos estão brincando. A má? É que realmente existem duas situações em que Skyrim poderia, sim, detonar com a não-tão-invulnerável economia americana. Yglesias diz:
Eu vejo duas possibilidades:
- Uma delas seria Skyrim como uma espécie muito grave de choque de demanda. "Apenas neste fim de semana", disse Dave Banks em sua sátira, "Esqueci-me de duas obrigações, furei um jantar e perdi um show." Normalmente as pessoas fazem um monte de coisas diferentes para fugir do tédio. Mas se um único jogo de US$ 56 conseguisse mantê-las totalmente entretidas por tanto tempo, todos os vendedores de coisas não relacionadas de bens e serviços iriam fazer o quê?.
- A outra seria Skryim como um choque de oferta. Talvez a possibilidade de perder clientes por culpa do jogo elevaria muito os preços do lazer. Por essa razão, as pessoas iriam começar a se aposentar precocemente, escapar para empregos de meio-período, recusar trabalhos freelancer e fugir de qualquer maneira de uma participação ativa no mercado de trabalho. Tudo para poder jogar Skryim.
- A outra seria Skryim como um choque de oferta. Talvez a possibilidade de perder clientes por culpa do jogo elevaria muito os preços do lazer. Por essa razão, as pessoas iriam começar a se aposentar precocemente, escapar para empregos de meio-período, recusar trabalhos freelancer e fugir de qualquer maneira de uma participação ativa no mercado de trabalho. Tudo para poder jogar Skryim.
O texto de Yglesias tem algumas ideias sobre como o governo e o livre mercado poderiam responder. Para sanar o primeiro problema, os EUA poderiam mudar os rumos da economia e focar na produção de algo que qualquer jogador de Skyrim gostaria de ter (como uma cadeira mais confortável). Para o segundo problema, no entanto, não há solução. Os impostos ficariam mais pesados, a inflação aumentaria e não háveria final feliz.
Mas isso tudo aconteceria apenas nos Estados Unidos e não é problema nosso. Certo? Certo? Ok, eu paro de jogar.
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